domingo, 4 de julho de 2010

MOMENTO DE MEDITAÇÃO

Disseram-me que a Lei fora abolida,
Que Ele por ela se foi, somos livres;
Disseram-me que a Lei era um fardo,
Que sem ela viveremos sorridentes.

“Tudo é só pela graça, Ele por nós
Desfaleceu e com a dura Lei acabou.
Ele pôs termo aos penosos fardos,
Só nos resta aceitá-Lo e mais nada.”

Quando me proferiam tais palavras,
Fiquei curioso, queria saber mais;
Fiquei pasmado, parti pro 'Missais'[1];
Quando me proferiam tais palavras.

Como o sedento d’água no Kalahari[2],
Mergulhei nos 'Missais', saciei minha
Sede, percebendo com clarividência,
Que, afinal, existem várias Leis:

Cerimoniais,

Civis,

De Saúde

e

Moral...

Apercebi-me, assim,
Que as Cerimoniais apontavam
Pro advento e morte do Mestre,
Por isso já não têm grande expressão...

Apercebi-me, igualmente,
Que as Civis diziam respeito
Aos seres pensantes
Que naquele ambiente viviam...

Apercebi, ainda,
Que a Lei de Saúde
Tem valor intemporal
(Enquanto Ele não voltar nas nuvens do Céu),
Pois o que fez mal aos antigos,
Aos presentes jamais perdoará...

Porém, a minha grande surpresa
Foi quando melhor pude perceber
Sobre a essência da Lei Moral
(Os Dez Mandamentos),

Exprimidora do caráter do Criador e
Do Pai e do Redentor...
Por isso a sua imutabilidade,
Pois Ele é Eterno.

Os Dez Mandamentos
Jamais podem mudar;
Jamais a morte os aboliu;
Jamais a graça os baniu,
Antes conduzem os seres
Pensantes a um nobre
E íntimo relacionamento
Com Aquele que tudo fez!

- E tu, o que pensas sobre a Lei?



[1] Bíblia Sagrada.
[2] Deserto localizado no Sul de África, passando por Botswana, Namíbia e África do Sul, cujo nome advém do vocábulo kgalagadi que quer dizer “grande sede”.

2 comentários:

  1. é,

    acima dos símbolos da lei que nEle foram concretizados, Cristo aboliu a lei como método de salvação (muito difundido no judaísmo da época e em nosso tempo por má compreensão)

    Cristo cumpriu as vindicações da Lei.
    O pecador deveria morrer.
    E o inocente se fez pecado por nós.
    E morreu! morreu Morte Eterna!
    Mas a morte não era o fim.
    Não podia deter o Deus da vida!
    e por isso vivemos, nEle que é vida plena!
    e ressureição para todo o que crê!

    é amigo Kiama!
    isso é graça e não se explica
    se aceita!

    abraço
    e nos falamos no 2° semestre
    parabéns pela reflexão proporcionada!

    ResponderEliminar
  2. Essa veio em momento oportuno
    bem na semana que estudamos sobre a lei
    bem no inicio da semana
    gostei bastante, gostei...
    se tornou a minha favorita
    profunda

    ResponderEliminar